quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NÃO ME ESTRANHA

A falta de cultura geral de ALGUNS jovens universitários entrevistados, como contraponto à "ignorância" da concorrente da Casa dos Segredos, não me estranhou nada.
Já quando eu andei na faculdade há mais de 20 anos havia colegas que não sabiam o que era a Concertação Social, se eu tenho 44 anos (OK disse o numero diabólico) os meus colegas seriam hipoteticamente os pais destes jovens, aliás somos nós os progenitores desta geração de gente mal formada e por conseguinte culpados pela falta de educação e se exemplos que lhes demos.
Mas há o minimo, pelo menos relacionado com coisas básicas, se tivessem visto com olhos de ver o filme "O código DaVinci" em vez de estarem aos beijos na sala teriam fixado que a Mona Lisa foi pintada por Leonardo DaVinci e que Leonardo DiCaprio é um actor. Se tivessem mesmo sido obrigados a ler "Os Maias" nas aulas de português saberiam que foi Eça de Queiroz que o escreveu.

No meio disto tudo pergunto-me sobre o que é que esta gente conversa quando estão juntos?

Eu sei do que é que falam os meus meninos, pelo menos ao pé de mim...dos livros que leram, dos filmes que viram, do que se passa ao seu redor, dos financiamentos que foram cortados na cultura. Mas isto são 2 casos no meio de imensos, também sei de outro (embora bem mais novo) que só fala de carros e miudas...

5 comentários:

Unknown disse...

penso que nem tudo se aprende na sala de aulas. A verdadeira aprendizagem está na casa de cada um deles. A responsabilidade de educar esses jovens e passar-lhes o hábito que questionarem o mundo e de se informarem é dos pais. A isto, talvez se junte um desinteresse geral, mas isso seria outra conversa.

AdamWilde disse...

É triste... Eu cá sempre fui ensinado que sem estudos não ia a lado nenhum e para reforçar tinha o exemplo dos meus pais que não tinham podido concluir os estudos porque os meus avós não podiam pagar e hoje trabalham muito para as contas estarem equilibradas (e agora mais o meu pai porque a minha mãe é reformada com 36 anos =/)... Para além de que odeio a sensação de me sentir ignorante!

Mark disse...

Eu também já vi o vídeo que uma amiga fez questão de me mostrar. Um rol de disparates. Enfim, não me identifico nada com estes jovens... Acho que o que me separa deles é bem mais do que aquilo que nos une. Mas - pelo menos isso - há boas e bastantes exceções a esta triste regra... :(

P.S.: Só uma retificação: 44? Lamento dizer-te, mas enganaste-te. Tens 24. ;)

Beijinho. ^^

K. disse...

Eu já ouvi dizer que houve manipulação das entrevistas, mas ainda assim.

"Quem pintou a Capela Sistina?"
"Miguel Arcanjo"

LOL

João Roque disse...

Tudo certo, ou melhor, tudo pouco certo, mas há aqui uma manipulação das respostas, mostrando só as asneiras grassas.
Um trabalho jornalístico muito pouco limpo que já levantou protestos dalguns entrevistados que responderam a tudo bem, menos a que foi apresentada...